Tendências de marketing de vídeo para 2022 que definirão o ritmo

Tendências de marketing de vídeo para 2022 que definirão o ritmo

O vídeo é o formato estrela da comunicação atual e tudo indica que continuará sendo, por isso você precisa implementar em seus projetos as tendências de vídeo marketing para 2022. Elas serão muito úteis para otimizar suas campanhas para este novo ano e Eles ajudarão você a alcançar seu público com mais precisão.

De tempos em tempos, surgem novas formas de estruturar as estratégias de marketing. E é de extrema importância estar em dia com as novidades para que suas ações não pareçam obsoletas. Lembre-se que os consumidores são mutáveis ​​e o que eles gostavam ontem, pode não gostar mais hoje.

Adaptar-se às demandas do público é essencial se você deseja capturar totalmente sua atenção e convertê-los. A melhor maneira de fazer isso é oferecendo a eles o que eles querem ver.

Por esse motivo, é conveniente ter em mente as tendências do marketing de vídeo para 2022 para não ficar de fora do jogo.

Quais são as tendências de marketing de vídeo para 2022?

Não é segredo para ninguém que o conteúdo audiovisual se tornou uma ferramenta ideal para uma comunicação dinâmica. Você pode divulgar conteúdos atuais e oferecer novidades de forma educativa e divertida. 

Mas para ter uma estratégia mais otimizada, você precisa apresentar as tendências de marketing de vídeo para 2022 que você encontrará na lista a seguir:

1. Vídeo ao vivo

Tendências de marketing de vídeo

O Live Streaming será uma das tendências do video marketing de 2022. A partir de 2020, teve um grande boom devido à pandemia, uma vez que eventos e atividades presenciais foram paralisados. As pessoas procuravam uma maneira de se conectarem o mais próximo possível.

Continua sendo uma excelente estratégia para as marcas se conectarem com os consumidores. O vídeo ao vivo está sendo usado por tudo, desde influenciadores que promovem produtos até artistas de música que realizam shows virtuais.

Lembre-se de que a demanda do consumidor por conteúdo de vídeo ao vivo está crescendo, apesar dos esforços para voltar ao normal. De fato, as estatísticas mostram a preferência do público por esse formato.

Segundo o Truelist, os usuários do Facebook assistem a vídeos ao vivo 3 vezes mais do que vídeos pré-gravados, e esse conteúdo gera 6 vezes mais interações. Portanto, é uma grande tendência a considerar nos próximos meses.

2. Mídias sociais e histórias em vídeo

Outro formato de vídeo que tem se destacado nos últimos anos são os stories nas redes sociais. Eles são capazes de mostrar a personalidade da marca e criar uma conexão mais próxima e pessoal do que outros conteúdos visuais. Além disso, eles oferecem muitas maneiras de interagir com seus consumidores.

Uma boa opção é usar a função de perguntas no Instagram para que seus seguidores te questionem e você possa responder com vídeos nos stories. Você também pode publicar pesquisas para saber a opinião do público sobre produtos e ideias e, assim que tiver os resultados, interagir com eles.

Além disso, você pode pedir aos clientes que marquem você em seus próprios stories para que você possa compartilhá-los em seu perfil. Por exemplo, mostrando como eles usam seus produtos.

3. Realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR) em vídeos

Realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR) em vídeos

Entre as tendências de marketing de vídeo de 2022 consideradas revolucionárias estão o conteúdo de realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR).

Certamente não é algo novo, mas nos últimos anos tem estado muito presente no marketing de vídeo mainstream. Isso ocorre porque a tecnologia está se tornando mais acessível e os consumidores estão exigindo conteúdo mais interativo.

Portanto, você deve levar esse recurso em consideração ao criar suas campanhas de vídeo. Tenha em mente que o vídeo tradicional nem sempre é suficiente. E com a pandemia, AR e VR cresceram ainda mais, pois as marcas os usaram para criar experiências virtuais.

Com essa tendência você pode oferecer aos seus clientes a experiência virtual “experimente antes de comprar”. Não está apenas à venda, pois existem profissionais de saúde que os utilizam para fazer diagnósticos autoguiados. Da mesma forma, existem educadores usando essas ferramentas para manter os alunos envolvidos por meio de atividades baseadas em AR e VR.

4. Vídeos otimizados para buscas

A otimização do vídeo para busca é outra tendência do marketing de vídeo para 2022 que será destacada este ano. Para fazer isso, você precisará se concentrar em três fatores: relevância, consistência e otimização de back-end. Além disso, você deve certificar-se de que todos os vídeos que você vai lançar tenham um objetivo claro.

É fundamental que seja relevante para os consumidores, ou seja, que responda às suas dúvidas. Aproveite para educá-los sobre temas de interesse relacionados à sua marca.

Também deve ser consistente, pois isso o ajudará a melhorar sua classificação. Para fazer isso, você precisa criar conteúdo de vídeo com frequência e publicá-lo em seu site para direcionar o tráfego.

Claro, você não pode deixar de fora a otimização técnica como tags de título e palavras-chave nas descrições. Da mesma forma, cuide da escolha adequada das imagens em miniatura e da resposta aos comentários para promover a participação do público.

O SEO está estabelecido na comunicação digital há muito tempo, mas no passado a otimização de vídeos para busca não era tão relevante. Mas, de acordo com a Forrester, os vídeos têm 53 vezes mais chances de gerar classificações de primeira página do que outras técnicas tradicionais de SEO.

Enquanto o Brightedge indica que o Google agora está colocando trechos de vídeo ao lado de 26% dos resultados de pesquisa. Isso torna mais provável que os usuários cliquem neles.

5. Conteúdo de vídeo sem som

Conteúdo de vídeo sem som

Outra das tendências do marketing de vídeo para 2022 que permanecerá a todo vapor são os vídeos mudos. Parece um tanto estranho, já que esse formato é caracterizado pelo binômio audiovisual. Mas os tempos mudam e as formas de consumo estão evoluindo.

Isso é algo que tem sido demonstrado em vários estudos. De fato, 85% dos vídeos no Facebook são assistidos sem som. E 80% dos consumidores relatam ter uma reação negativa quando um anúncio toca inesperadamente um som alto.

Pode ser porque os usuários visualizam esse conteúdo em seus smartphones onde quer que estejam. E se você estiver em lugares onde há mais pessoas, provavelmente não quer perturbá-los com o som do que está vendo.

Portanto, se você deseja que eles continuem assistindo seus vídeos, é necessário otimizá-los para visualização silenciosa. Você pode adicionar legendas a eles para manter as pessoas interessadas. Porque de acordo com o mesmo estudo, os usuários veem anúncios com legendas 12% mais em média do que vídeos sem legendas.

6. Vídeo blogs ou blogs

Contar histórias sempre será uma ótima estratégia para cativar rapidamente o público. Portanto, você não pode deixar os blogs de fora da sua lista de tendências de marketing de vídeo para 2022.

São ideais para posicionar a marca como personagem principal, por meio da narração de fatos, eventos e experiências sob sua perspectiva.

Sem dúvida, essa é uma das formas mais eficazes de se conectar com os consumidores. Além disso, dá-lhe a possibilidade de desenvolver a personalidade da sua marca e envolver o seu público.

Os blogs de vídeo são uma ótima maneira de contar essas histórias que ajudam o usuário a entender melhor quem ele é.

Deve-se notar que esta é uma técnica que os influenciadores já aperfeiçoaram, pois existem blogs sobre quase qualquer assunto: esportes, parentalidade, cuidados com animais de estimação, viagens e muito mais. Isso mostra que não bastam blogs cheios de textos, é preciso ir além.

7. Conteúdo gerado pelo usuário

Lives em casa

Não é novidade trabalhar com conteúdo de vídeo gerado pelo usuário, mas este ano será mais relevante do que nunca.

E isso se deve à sua eficácia, já que os consumidores confiam mais nesse tipo de conteúdo do que no criado pela própria marca. Eles não apenas confiam mais em você, mas podem até achar você mais atraente.

Uma boa ideia é associar-se a clientes satisfeitos, estes serão os melhores embaixadores da sua marca. Estes podem gerar conteúdo em formato de vídeo em seus próprios canais sociais e então você pode compartilhá-lo para obter mais visibilidade.

Além de gerar mais confiança nos consumidores, eles podem influenciar as decisões de compra. Você só precisa oferecer incentivos para encontrar defensores da sua marca, trabalhar com influenciadores, criar programas de referência. A chave é que eles são incentivados a contar sua experiência.

8. Produções criadas com smartphones

Todos os dias os smartphones têm câmeras de melhor qualidade, muito próximas às de uma câmera profissional. Graças a isso, nasce outra das tendências do marketing de vídeo para 2022: a produção de conteúdo audiovisual com smartphones.

Tanto que existem alguns influenciadores de mídia social que superaram até mesmo profissionais de marketing de vídeo experientes quando se trata de aperfeiçoar esse tipo de conteúdo. Você pode ver clipes tiktok perfeitamente editados, blogs, anúncios patrocinados… tudo produzido em smartphones.

Como você pode ver, há muitas tendências que você pode explorar este ano, então aproveite.

Por Francisco Nunes

Olá, sou o Francisco. Adoro trabalhar com sites, sou redator, e criador de conteúdo. Além disso, também estudo sobre assuntos como programação e assuntos relacionados a tecnologia. Simplesmente adoro tecnologia. E quero compartilhar com vocês o melhor conteúdo, para que assim possa ser útil na vida de cada um.