O Que é SEO: E como aplicar no WordPress: Resolvido

O que é SEO, veja agora

Quer aparecer nos primeiros resultados do Google? Então você precisa aplicar as técnicas de SEO no seu blog. Nesse artigo eu vou te ensinar exatamente o que é SEO, quais são essas técnicas, e como você pode aplicá-los no seu blog do WordPress!

E hoje eu quero falar de uma situação chata que é: ninguém lê os seus posts. E por que que isso pode acontecer? Provavelmente porque as pessoas não estão encontrando o seu blog nos resultados das pesquisas.

Então elas tão indo lá Google, elas estão fazendo pesquisas relacionadas ao seu nicho. Porém o seu blog não está aparecendo nos resultados, ou tá aparecendo lá na página dois ou três.

E se isso está acontecendo com você, provavelmente o que te falta é otimizar o seu blog para os motores de busca.
Em inglês essas otimizações são chamadas de search engine optimizations, que é de onde vem a sigla SEO.

O que é SEO e como funciona essas otimizações?

As tecnicas de SEO ajudam sites como o Google ou o Bing a entender melhor o seu conteúdo. Assim eles sabem em quais pesquisas o seu conteúdo deve aparecer nos resultados. Não existe nenhuma desvantagem em aplicar essas técnicas, elas só fazem te ajudar a rankear melhor.

Então, com isso você vai conseguir mais visitantes, vai conseguir crescer a sua lista de emails, vai conseguir criar uma conexão com mais pessoas, e consequentemente lucrar mais.

Porque como eu já te disse aqui várias vezes, você não precisa de um milhão de seguidores para conseguir fazer sucesso com seu blog, mas você precisa SIM de alguns leitores. E aí a maneira mais fácil de conseguir esses
leitores é através dos resultados das buscas.

Então agora que você já entendeu o que é SEO e entendeu porque que você precisa disso no seu blog. Além disso, viu também quais que são essas técnicas.

Vejamos como aplicar essas tecnicas de SEO no seu WordPress?

Otimizar o WordPress para melhorar o SEO

Eu gosto de dividir essas técnicas em quatro grandes categorias de SEO para blogs.
Por isso, vamos falar separado de cada uma delas, e como aplicá-las.

SEO ON PAGE

A primeira categoria é SEO em páginas ou SEO ON PAGE em inglês, e aí são otimizações que você vai
fazer em cada página ou post do seu blog para otimizar essas páginas e posts.

E aí normalmente otimizações de página, elas estão relacionadas a uma palavra-chave, que é aquela que você quer usar para rankear.

Então, por exemplo, se eu criar um post chamado “como criar um blog no WordPress“, eu quero que quando alguém vá lá no Google e pesquise “como criar um blog do WordPress”, que apareça esse meu post. Ou seja, a minha palavra-chave seria “como criar um blog no WordPress”.

E aí se você tá com alguma dúvida nesse conceito de palavra-chave. Ou não sabe como encontrar a melhor palavra-chave para o seu post. Porque o ideal é que seja uma palavra-chave que tá tendo buscas no Google.

E aí depois de  escolher uma palavra chave, o que que você faz?

Palavra-chave use de forma inteligente

Você vai colocar a palavra-chave nos lugares estratégicos do seu conteúdo. Então você pode adiciona-la no título do seu post. Bem como, no endereço, na descrição, no nome das imagens, no H1, e até mesmo ao longo do texto.

A dica é que você use tanto essa palavra chave quanto palavras-chave semelhantes. E aí não existem só otimizações
relacionadas a palavra-chave quando você tá otimizando ON PAGE. Você também pode aumentar o tamanho do seu conteúdo, porque o Google não gosta muito de conteúdo pequeno.

Além disso, pode adicionar links, tanto internos quanto externos. Você pode adicionar imagens, mas use imagens de bancos gratuitos, caso seu conteúdo não tenha ainda. Existem várias outras otimizações de página.

Afinal como você aplica essas otimizações de página lá no seu WordPress?

Você vai escolher um post, ou uma página para otimizar, vai lá em editar esse post ou página, e aí com a sua palavra-chave em mente, você vai adicionando ela nos lugares estratégicos, como o título do post ou a descrição do post, ou lá no meio do texto

Você adiciona mais imagens, você vê se tamanho do seu conteúdo tá bom, você vê se já tem links internos e externos, desde que eles sejam relevantes lá para o seu conteúdo… E aí você vai fazendo essas otimizações.

Recomendo o Yoast SEO para otimizar seu WordPress

No WordPress existe um plugin muito legal que é o YOAST SEO, que aí cada vez que você vai editar um post ou uma página, ele tem lá uma lista das otimizações, e ele diz como que esse seu conteúdo está indo em relação a
elas.

Então ele diz se já tá tudo certo, ou se tem algo que você precisa melhorar, e como você pode melhorar. Então é muito legal de usar nessas otimizações.

Crie conteúdo incriveis e que ajudem as pessoas

Um último detalhe sobre SEO ON PAGE é que não adianta otimizar conteúdo ruim. Se, por exemplo, o seu post tem 200 palavras e ele começa lá com “Oi meninas, tudo bem? Blá blá blá“, não adianta, você pode fazer todas as otimizações que eu sugeri nesse artigo, que o seu post não vai rankear bem, porque o conteúdo não é bom.

Então primeiro de tudo, cria um conteúdo incrível, e aí sim você vai aplicando as técnicas de SEO para ajudar ele a rankear melhor. Conteúdo ruim não vai rankear bem, não importa quantas técnicas você aplique.

Tempo de carregamento do seu site

E aí a segunda categoria de SEO para blogs é velocidade. O Google liga demais para velocidade, ele usa a velocidade como um fator de rankeamento, e é uma coisa que ele leva tanto em consideração, que agora você já consegue até ver a velocidade das suas páginas lá dentro do Google Webmasters. Então realmente o Google está focado nessa questão de velocidade.

Afinal de contas o quê pode impactar a velocidade do seu site?

Tem muita coisa, mas algumas são: tamanho das imagens, o tema que você está utilizando, a quantidade de JavaScript, o servidor onde o seu blog está hospedado, a quantidade de fontes.

Tem muitas outras coisa, e no WordPress, o número de plugins que você está utilizando também pode ter um impacto, porque aí é quanto mais plugins, mais código, e daí isso pode pesar lá o carregamento do seu WordPress.

Como melhorar o desempenho do WordPress

Então, pensando nisso que eu te falei, como que a gente poderia otimizar o nosso WordPress para ele ficar mais
rápido?

Existem várias maneiras de fazer isso, mas tem algumas que eu aplico em todos os blogs que eu trabalho, e que eu sinto que fazem a maior diferença.

plugin de otimização de imagem

Então eu diria que você deve instalar um plugin de otimização de imagem, eu gosto muito do
Imagify, e aí o que que esse plugin faz?

Ele vai passando por todas as suas imagens, e vai diminuindo o tamanho delas em bytes, sem perder a qualidade. Então as suas páginas acabam carregando mais rápido, porque as imagens são menores e aí elas demoram menos para carregar.

Use tema leve e otimizado

Você pode escolher um tema que seja muito rápido, que tenha um código muito leve, e daí eu recomendo ou usar ou GeneratePress ou o Astra.

Use menos plugins do WordPress

Você pode desinstalar plugins que não fazem muita diferença lá no seu blog. Porque não necessariamente quantos mais plugins você tem mais vai demorar para carregar o seu blog. Pois existem muitos plugins com ótimo código, código otimizado, que não vão ter um impacto na sua velocidade.

Mas também existem muitos plugins que foram mal escritos, e aí quanto mais plugins você tem instalado, maior a chance de você acabar com um desses plugins ruins que vão afetar a sua velocidade. Então se tem algum plugin que você tá usando mas que não faz muita diferença, ou que você não precisa realmente, desinstale.

Plugin de otimização para WordPress

E por último eu diria para você instalar um plugin, que pode parecer meio contra-intuitivo com o que eu acabei de falar. Porém esses são plugins bem diferentes, ja que são plugins que a funcionalidade é deixar seu blog mais rápido. Então eles são muito bem otimizados.

Eles são os plugins de cache, e eles tem várias outras configurações que acabam fazendo seu blog carregar mais rápido. Então eu gosto muito dos W3 cache, mas você precisa de um tempinho lá para aprender a configurar, e se você não quiser perder tempo com isso você pode usar o WP Rocket, que é muito fácil, e muito rápido de
configurar.

Experiência do usuário melhora muito o SEO do site

O que é SEO e como melhora a experiência do usuário

A terceira categoria de SEO para blogs, de otimizações que você pode fazer, ela parece um pouquinho ali com velocidade, mas ela abrange ainda mais coisa, que é experiência do usuário.

Então o Google leva em consideração a experiência que o usuário vai ter lá no seu blog, na hora de rankear o seu blog nos resultados das pesquisas.

Afinal o que ele quer dizer com experiência do usuário?

São vários fatores, mas alguns deles são, por exemplo, a segurança do seu blog, então se ele tem aquele cadeadinho (SSL) lá que diz que o site é seguro. Se o seu blog é responsivo, porque hoje em dia muita gente usa a internet do celular.

Google Web Vitals

E desde 2020, o Google adicionou um novo conjunto de fatores na experiência do usuário, que ele chama de Web Vitals. Então esses “sinais vitais” lá da internet, como ele chama, eles são relacionados a velocidade do seu blog, a facilidade de uso, e a estabilidade do conteúdo.

Porque sabe quando acontece de você carregar um site, aí você vai clicar em alguma coisa, daí o conteúdo ainda tá carregando, e daí quando você vai clicar o conteúdo sai do lugar e você clica na coisa errada?

Então, o Google também não gosta disso, então ele te penaliza por isso.

Então da questão dos Web Vitals, o que o Google quer é que o seu blog seja rápido, fácil de usar, e que o conteúdo não fique se mexendo. E aí então, como que a gente pode otimizar o nosso WordPress, como que a gente pode aplicar essas otimizações?

Você pode ter um tema que seja responsivo, e aqueles temas muito rápidos que eu citei ali na questão de velocidade, eles também são responsivos, então já tá tudo bem aí.

Você pode aplicar a questão de segurança, que é o certificado SSL.

Isso é algo que você resolve com a sua hospedagem, e a aí dependendo da hospedagem você pode ter que pagar a parte. Eu sei que na Hostinger é totalmente grátis com qualquer um dos planos do WordPress, que é outra razão porque eu indico tanto eles aqui, e aí você configura tudo lá na hospedagem, e aí o seu site deve aparecer com o cadeadinho.

Caso não apareça mesmo com as configurações, você pode instalar um plugin que chama Really Simple SSL, e aí ele vai resolver o problema por você, funciona de verdade, então muito bom.

E aí na questão dos Web Vitals, o que que o Google quer?

Que o seu blog seja rápido, que foi algo que você já resolveu lá otimizando para velocidade, ele quer que seja fácil de usar, que é algo que aqueles temas que eu citei, aqueles temas populares do WordPress, eles já levam muito em consideração, então eles são feitos para serem fáceis de utilizar, porque eles são muito básicos, muito simples, então essa questão também já tá resolvida.

E a questão da estabilidade do conteúdo, ela varia muito de blog para blog, então é difícil eu vir aqui e dizer “faz isso ou faz aquilo”, porquê depende de plugins que você tem instalado, do seu conteúdo, das suas imagens… Depende muito do que que tá ali se mexendo.

Então eu recomendo que você dê uma olhadinha no que que dá se mexendo, e tente tirar o seu blog, ou tente tirar o plugin ou tirar o código, que aí já deve resolver.

Se você não sabe como tá a velocidade do seu blog, ou como tá a experiência do usuário, você pode entrar no Google Page Speed Insights, bota lá o endereço do seu blog, e ele vai te dizer como tá o seu blog em relação a velocidade, ao Web Vitals, e o que que você pode fazer para melhorar, lá tem várias dicas.

O que é Backlinks e como eles ajudam na otimização do SEO

E aí a última categoria de SEO para blogs, de otimizações que você pode fazer, são otimizações que você faz fora do seu blog, que são os backlinks.

E aí o que que é um backlink? É um link que está em um site, e tá apontando para o seu site.

Então, por exemplo, se você tem um blog e você tá indo lá escrever um post, e nesse post você linkar para o meu blog, para algum post do Manual de Blog, você vai estar criando um backlink lá para o Manual de Blog.

E aí o que que o Google entende?

Se alguém tá linkando para esse conteúdo, é porque esse conteúdo é bom, ele tá sendo recomendado, e aí ele deve rankear melhor, por isso que ele leva em consideração os backlinks. E o Google ainda quer que os backlinks sejam orgânicos, ou seja, você não pode pagar por eles.

E quando você tá já lá no topo das pesquisas é muito fácil conseguir backlinks, mas quando você ainda tá ali crescendo e começando, não é tão fácil assim.

Como conseguir backlinks para melhorar o SEO do seu site?

Então existem várias estratégias que as pessoas usam pra conseguir mais backlinks. O você pode fazer, por exemplo, é se oferecer para fazer posts em outros blogs como convidado, e aí no meio lá do seu post, dentro do conteúdo de maneira natural, você consegue linkar para algum post do seu blog.

E você também pode responder fóruns, ou sites de perguntas como o Quora ou o Yahoo respostas. No entanto, devem ser relacionados ao seu nichos, e aí você linka para alguns dos seus posts.

Esses backlinks eles têm um peso menor, mas eles ainda ajudam você a construir a sua autoridade. As otimizações de velocidade e de experiência do usuário. Certamente você vai resolver ali em uma ou duas vezes, vai fazer o que tem que fazer para o seu site ficar fácil de usar e rápido.

Então não terá mais que se preocupar com o assunto. Porém as otimizações em página e de backlinks, você tem que fazer constantemente.

Então cada vez que você cria um post novo, você vai ter que aplicar lá as otimizações em página e tentar conseguir backlinks para esse post.

Lembrando que mesmo que você aplique todas as otimizações sugeridas, em página, experiência do usuário, velocidade e backlinks. Não garante que você vai ficar em primeiro lugar no Google. Mas já ajuda você a rankear melhor, não tem nenhuma desvantagem em aplicar, e você tem muito a ganhar se você aplicar essas otimizações.

Então eu recomendo SIM que você faça isso no seu blog. E se ficou alguma dúvida sobre SEO para blogs, aproveita e deixa aqui um comentário com a sua pergunta. Pois eu vou te responder e tentar ajudar o seu blog a rankear a melhor lá nos resultados das buscas.

Leia outros artigos

Por Francisco Nunes

Olá, sou o Francisco. Adoro trabalhar com sites, sou redator, e criador de conteúdo. Além disso, também estudo sobre assuntos como programação e assuntos relacionados a tecnologia. Simplesmente adoro tecnologia. E quero compartilhar com vocês o melhor conteúdo, para que assim possa ser útil na vida de cada um.