10 Casos incríveis sobre a população mundial: conheça

10 Casos incríveis sobre a população mundial: conheça

Nesse artigo te convido a conhecer 10 casos super incríveis sobre a população do planeta. Que certamente vão te surpreender, então vamos lá!?

Em 1989, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o dia 11 de julho como o Dia Mundial da População. Certamente focado em aumentar a conscientização sobre questões populacionais. Bem como sua relação com o meio ambiente e o desenvolvimento.

Neste mesmo contexto, vale a pena conhecer 10 casos incríveis sobre a população mundial, já que nós fazemos parte dela, afinal. Veja a seguir:

Veja abaixo 10 casos incríveis sobre a população universal

10 – Há mais de 7,6 bilhões de pessoas na Terra. Conforme o site World O Meters, onde você pode ver uma contagem contínua. Incluindo nascimentos, mortes e crescimento da população por dia (embora sejam aproximações). Veja em tempo real aqui.

9 – Estima-se que 108 bilhões de pessoas viveram ao longo da história. Isso significa que aproximadamente 6,5% desse total estão vivas agora.

8 – No ano 1000 d.C., a população mundial era de apenas 400 milhões. Em 1750 d.C., 750 anos depois, a população era de 800 milhões e atingiu a marca de 1 bilhão em 1804. Em 1927, éramos em 2 bilhões de pessoas e 3 bilhões em 1960. Mas levou apenas 40 anos – até 2000 – para a população dobrar para 6 bilhões.

7 – Baseado em modelos estatísticos de “bebês marcos”.

O bebê que marcou o quinto bilhão nasceu em 11 de julho de 1987 (simbolicamente concedido a Matej Gašpar de Zagreb, Croácia). E o que marcou o sexto bilhão nasceu em 12 de outubro de 1999.

Leia também:

6 – Nós realmente temos pessoas demais no mundo? Parados lado a lado, a população do mundo inteiro se encaixaria em 1.300 quilômetros quadrados – o que é menor que o tamanho de Los Angeles.

Top 5 sobre as curiosidades do mundo

5 – A diferença na expectativa de vida média entre as pessoas nos países desenvolvidos e nações pobres. É de cerca de 20 anos, ou 77,1 anos em comparação com 55,9 anos, respectivamente.

As nações da África subsaariana têm a expectativa de vida média mais baixa (51,5 anos). Enquanto os europeus ocidentais (80,3 anos) e os norte-americanos (79,3 anos) possuem as maiores taxas.

4 – Cerca de 1,8 bilhão de pessoas em todo o mundo tem entre 10 e 24 anos, a maior população de jovens de todos os tempos. De fato, cerca de 52% da população mundial total tem menos de 30 anos.

Chegamos ao Top 3 sobre casos incríveis do população mundial

3 – A pessoa média na terra é um homem chinês de 28 anos, destro. Existem 9 milhões de pessoas na terra que se encaixam nessa descrição, mais do que em qualquer outra.

2 – O primeiro nome mais comum no mundo acredita-se ser “Maomé” ou alguma variação, um nome que pertence a cerca de 150 milhões de homens ou meninos. Acredita-se que seja tão popular porque as famílias muçulmanas têm uma tradição de nomear seu filho primogênito segundo o profeta islâmico de mesmo nome.

Da mesma forma, o nome Mary (ou Maria) acredita-se ser o primeiro nome mais comum entre mulheres e meninas no mundo ocidental, em homenagem a Virgem Maria.

1 – Estima-se que a cada segundo haja 4,3 nascimentos e 1,8 mortes, representando um ganho líquido de 2,5 pessoas por segundo.

O interessante é que a recente explosão demográfica não é atribuída ao aumento das taxas de natalidade. Mas à diminuição das taxas de mortalidade devido a melhorias na medicina, produção agrícola, urbanização, tecnologia, educação, prevenção de doenças e menos mortes em guerras.

Por Francisco Nunes

Olá, sou o Francisco. Adoro trabalhar com sites, sou redator, e criador de conteúdo. Além disso, também estudo sobre assuntos como programação e assuntos relacionados a tecnologia. Simplesmente adoro tecnologia. E quero compartilhar com vocês o melhor conteúdo, para que assim possa ser útil na vida de cada um.